As inovações tecnológicas introduzidas na 2ª Vara da Fazenda Pública de Roraima representam um avanço na prestação de serviço jurisdicional e aproxima o poder público do cidadão. Essa é a opinião do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Roraima, Jorge Fraxe, para destacar a iniciativa do judiciário roraimense com o emprego de um canal informativo de massa, o WhatsApp, que propõe facilitar a vida daqueles que recorrem àquela secção judiciária no seu dia a dia.
Segundo Jorge, o juiz César Henrique Alves está no comando de um modelo futurista de atendimento ao público, disponibilizando essa nova ferramenta que resulta em benefícios diretos para advogados, partes, defensores e procuradores, “e vai possibilitar aos cidadãos uma experiência de troca de informações de maneira prática e eficaz, além de ampliar o acesso e melhorar os serviços eletrônicos já existentes”.
O novo serviço, batizada de “Fazenda Online” garante a eficácia do uso da plataforma e a satisfação do público que faz o uso do aplicativo. Para o presidente da OAB RR, a ferramenta é prática e facilita a troca de mensagens entre os interessados, dando agilidade ao trabalho da Justiça e do advogado.
Por esse novo meio de comunicação, será possível usufruir do agendamento e fornecimento de consulta de atos, audiência com o juiz, solicitação de certidões e alvarás, lembrete de audiências, carga programada de autos físicos, além de permitir que sejam feitas reclamações e sugestões que visem a melhoria do serviço prestado na 2ª Vara da Fazenda. O número para adicionamento ao aplicativo é o (95)(99147-4170), o canal ficará ativo durante 24 horas por dia. Para a solicitação de consultas o cidadão deverá postar o nome e o número do processo o qual deseja consultar.
A eficiência do serviço foi atestada pelo presidente, em visita ao juiz Cézar Henrique Alves, e o motivou a enviar expediente ao dos desembargadores Almiro Padilha e Tânia Vasconcelos – presidente e corregedora respectivamente do Tribunal de Justiça de Roraima – para enaltecer o novo serviço e louvar a conduta do magistrado que além zelar pela condução do serviço “Fazenda Online”, tem sido um facilitador incansável entre as partes com o único objetivo de dar celeridade e qualidade na prestação do serviço jurisdicional ali prestado.
“Tal registro se faz necessário porque deve servir de elemento motivador para que outros também assim o façam, melhorando a relação Juiz – Advogado e, como consequência, entregando uma prestação jurisdicional mais humana e célere”, disse Jorge.
O presidente Jorge Fraxe enalteceu também – e comemorou muito – um novo feito da 2ª Vara da Fazenda Pública de Roraima, que concluiu todo o processo de digitalização do acervo físico, no Sistema de Processo Eletrônico Projudi. “Um feito inédito e que merece toda a reverência da advocacia roraimense, porque em 25 dias foram digitalizados 1.240 processos. A digitalização traz celeridade ao processo possibilitando que as partes tenham acesso a tudo que está disponibilizado a todo momento. Com certeza é um avanço para o judiciário roraimense e uma vitória imensurável do juiz Cézar Henrique que conduziu tão bem esse trabalho”, ressalta Jorge.