Em janeiro de 2016, entrou em vigor no Conselho Federal da OAB o Plano Nacional de Valorização da Mulher Advogada, cujas diretrizes foram replicadas por todas as seccionais. Assim, a OAB Roraima publicou, no dia 16 de novembro de 2016, o Plano Estadual de Valorização, durante a II Conferência Estadual da Mulher Advogada.
Dentre as demandas do Plano Estadual e Nacional, a OAB Roraima, por meio da Comissão da Mulher Advogada, solicitou formalmente à presidência do Tribunal de Justiça que destinasse locais adequados para amamentação, fraldários e vagas especiais no estacionamento para advogadas gestantes e lactantes.
Em junho de 2018, em reunião com a presidente do TJRR, desembargadora Elaine Bianchi, o presidente da OAB Rodolpho Morais, e com os presidentes da Comissão da Mulher Advogada e Comissão do Idoso, Clarissa Vencato e Edson Gentil, reiteraram o pedido ao Poder Judiciário.
No mês de agosto de 2018, mês em que se comemora o dia da Advocacia, o Tribunal de Justiça do Estado de Roraima atendeu à reivindicação, comunicando formalmente que o TJ está adotando e providenciando as medidas estruturais necessárias, uma importante conquista para a advocacia.
“Muitos itens do plano estadual de valorização da mulher advogada já foram implementados pela Seccional, cujo inteiro teor consta na Cartilha dos Direitos da Mulher Advogada, lançada pela Comissão da Mulher Advogada no dia 08 de março de 2018, e distribuída em todos os fóruns e tribunais do Estado”, ressaltou a presidente da Comissão da Mulher, Clarissa Vencato.