Profissionais da advocacia e estudantes de Direito se reuniram na noite desta terça-feira (21) no Fórum Sobral Pinto para iniciar as atividades da Semana da Advocacia, realizada até a próxima quinta-feira (23). Durante o evento, o destaque é a Constituição Federal, que em 2018 completa 30 anos, sendo a lei máxima que limita poderes e define os direitos e deveres dos cidadãos e é com base nela que a advocacia atua na defesa da democracia.
O evento, promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Roraima (OAB/RR), faz parte das comemorações alusivas ao Dia do Advocacia, dia 11 de agosto. Durante a abertura, o evento contou com a palestra do presidente da OAB do Rio de Janeiro, Felipe Santa Cruz.
O presidente da OAB/RR, Rodolpho Morais, destacou o protagonismo da advocacia na defesa da democracia e frisou que 30 anos depois do nascimento da Constituição Federal, o país vive a maior crise politica, ética e moral. “A aprovação da carta magna foi um marco histórico para o Brasil e seu encontro com a democracia, no entanto, exatos 30 anos depois, o país presencia a todo instante forças antagônicas à Ordem, tentando fragilizar as instituições e desestabilizar os princípios fundamentais da democracia”.
Morais ressaltou que, por isso, o povo brasileiro continua com a mesma luta para mudar a nação. “Neste momento a OAB continua aguerrida no papel de defender o fortalecimento das instituições”, frisou.
O diretor tesoureiro do Conselho Federal da OAB, Antonio Oneildo Ferreira, destacou que a advocacia é a classe indispensável para administração da Justiça e que apesar dos desafios, a categoria tem o que comemorar.
“É importante nós, nesse momento, percebermos que temos avanços em âmbito local e nacional e também as adversidades no exercício profissional. Temos enorme dificuldades nesse diálogo institucional com os demais poderes, especialmente com o Judiciário. Mas que a percepção desses desafios e dessas dificuldades não significa transigir com eles. O objetivo é refletir coletivamente nossas necessidades, para fortalecer a atuação da entidade na defesa da democracia e com isso o fortalecimento da advocacia. Defender sociedade e defender a cidadania”, afirmou
PROGRAMAÇÃO – A programação segue até o próximo dia 23, sempre a partir das 18h30.
Para o segundo dia do evento, haverá um painel que vai tratar sobre a ‘Mulher na política’. A conselheira federal do estado de Goiás, Valentina Jungman, abordará o tema, tratando especificamente da participação da mulher na política de Ordem. Já a juíza eleitoral, Rozane Ignácio, falará sobre a presença das mulheres nas campanhas eleitorais.
Para fechar a segunda noite, Valdetário Monteiro, representante da advocacia no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) vai palestrar sobre ‘CNJ e as prerrogativas da advocacia’.
O último dia da Semana da Advocacia terá uma roda de conversa com o tema ‘Jovem Advocacia: estratégias e consolidação na carreira’, com a participação dos membros da comissão da OAB. O presidente da comissão, Angelo Peccini, vai coordenar a conversa entre Cíntia Schulze, Marcela Moleta e Luan Camêlo.
O encerramento do encontro ficará por conta do diretor tesoureiro da OAB Nacional, Antonio Oneildo Ferreira, que vai apresentar uma palestra com o tema “A Constituição Balzaquiana”.
A Semana da Advocacia é uma realização da OAB, por meio da Escola Superior da Advocacia (ESA), em parceria com a Caixa de Assistência dos Advogados de Roraima (Caarr) e as comissões da Mulher Advogada e Jovem Advocacia.