O presidente da OAB Roraima, Ednaldo Vidal; e a vice-presidente, Clarissa Vencato, participaram nesta segunda-feira (4), da inauguração do Escritório Social, um espaço que tem como objetivo a diminuição da violência e ressocialização dos egressos do sistema prisional, uma iniciativa pioneira do Poder Legislativo roraimense em parceria com o Conselho Nacional de Justiça.
Na solenidade de inauguração, o presidente da Assembléia Legislativa, Jalser Renier, enfatizou que o trabalho é resultado de uma relação amistosa com o Judiciário. E que as ações ajudarão os egressos a superarem as dificuldades existentes para a reinserção social.
O Escritório Social vai oferecer atendimentos para quem busca readaptar-se em sociedade em um espaço com equipe multidisciplinar, promovendo acolhimento psicológico, assistência social, jurídico e encaminhamentos profissionais e educacionais, de acordo com as necessidades de cada um para que eles voltem a conviver em sociedade.
Ednaldo Vidal destacou que a ressocialização, além de ajudar a reeducar, possibilitar ao Estado diminuição de gastos com os apenados. O Estado deve cumprir seu papel que é oferecer meio para restaurar o indivíduo que se encontra preso e dar oportunidade.
“O propósito da ressocialização é dar absoluta condição ao condenado de voltar ao meio social, sem qualquer tipo de discriminação, onde ele possa voltar a sua comunidade, erguer a cabeça e trabalhar como um cidadão. E a Assembléia Legislativa está de parabéns pela iniciativa e pioneirismo no país”, afirmou.
Fotos cedidas gentilmente pela SupCom ALE-RR