A Comissão Especial de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, recém-criada e que tem como presidente o advogado Francisco Macedo, tem a finalidade fiscalizar e proteger os direitos e as pessoas portadoras de deficiência.
Conforme o presidente, os membros estão fazendo um plano de trabalho e uma das ações imediatas é reunir com os representantes das associações voltadas para a defesa desse público, para informar os direitos que essas pessoas têm. Além disso, a comissão prestará apoio e à assistência devida a essas entidades.
Ele lembrou que hoje é o Dia Internacional da Consciência Autista, um campo ainda ser explorado. Macedo, que tem um filho autista, disse que o atendimento por parte do poder público nesta área ainda é muito pequeno. “O Viva Comunidade, apesar de muito bom, atende uma pequena parcela, cerca de 40%”, disse.
“Hoje é um dia importante para que os representantes dos poderes públicos façam uma reflexão, para dar mais atenção aos portadores do espectro autista, pois eles vivem isolado no mundo deles. É preciso criar mecanismos para buscar a acessibilidade a este mundo”, complementou.