Cadastro de profissionais da advocacia no Projudi passará a ser feito na OAB
A partir de agora, advogadas e advogados de Roraima vão poder fazer seus cadastros no sistema Projudi na própria Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Isto é o que prevê o termo de cooperação que a Seccional Roraima vai assinar com o Tribunal de Justiça, na próxima segunda-feira (29), às 10h.
A proposta foi debatida pelas comissões de Acesso à Justiça e Tecnologia da Informação. O presidente da OAB Roraima, Rodolpho Morais, afirma que precisava ouvir o posicionamento das comissões para analisar se de fato traria benefícios e, principalmente, o fim da burocracia para os profissionais da advocacia.
O vice-presidente da Comissão de Acesso à Justiça, Clayton Albuquerque, destaca que outra vantagem é para a jovem advocacia, pois assim que estiver apto para receber a carteira da OAB já estará cadastrado no sistema.
“Portanto, uma das principais vantagens desse convênio é que o jovem advogado não precisará mais enfrentar a burocracia que se tem normalmente para efetuar esse cadastro lá no Tribunal [de Justiça de Roraima]”, completou.
Além disso, ele analisou que futuramente os serviços oferecidos pela OAB por meio desse convênio poderão ser ampliados. “Na verdade, o que nós desejamos é que o advogado possa resolver os problemas dele referente ao sistema dentro da sua casa, que é OAB. Não nos referimos à funcionalidade do sistema, mas simplesmente às questões que envolvem a configuração de máquinas, problemas de acesso e a comunicação do sistema externo com o Tribunal, que talvez possam ser feito com o apoio da equipe da Seccional”, explicou.
Por fim, Albuquerque observa que o convênio vai permitir uma maior segurança quanto à atuação apenas dos profissionais que estão aptos e que não passaram por qualquer penalidade. “Isso porque a partir do momento que uma advogada ou advogado sofra alguma sanção, a OAB terá que suspender o cadastro. Portanto, haverá mais segurança nesse ponto”, conclui.