A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) – Seccional Roraima é uma das instituições parceiras da segunda edição da campanha Setembro Amarelo encabeçada pelo Ministério Público do Estado de Roraima. Na manhã desta segunda-feira, dia 11, várias instituições assinaram um termo de intenção com objetivo de desenvolver ações coletivas de saúde em prol da vida em prevenção ao suicídio.
O presidente da OAB, Rodolpho Morais, assinou o termo e salientou a importância desse tipo de ação. “Fomos convidados mais uma vez pela doutora Jeanne e iremos participar ativamente dessa campanha porque entendemos ser de suma importância esse alerta para todos nós, para sociedade roraimense, sobre essa doença que é interna e não vemos muito os diagnósticos, as consequências a gente enxerga, o que não vemos são as causas dessa doença que é uma doença que mata mais que a AIDS e o câncer juntos”, comentou.
De acordo com ele, mais importante que debater o tema é não se calar. “Às vezes, as pessoas estão do nosso lado e a gente não enxerga essa manifestação, então é importante que a gente participe. Não é questão só das autoridades de saúde, é uma questão nossa, de amigos, de familiares nossos, de pessoas próximas a gente e que estão passando por um momento e que uma ajuda, um aperto de mão e um abraço, um ato de solidariedade, pode evitar a consequência trágica que é o suicídio. Então, nada mais importante que o envolvimento de toda a sociedade”, reforçou.
Esse ano, o tema da campanha é ‘Doe um minuto, salve uma vida’. Na programação contas a divulgação adas da rede de apoio psicossocial, rodas de conversa voltadas à prevenção do suicídio em escolas públicas e unidades de saúde básica. Também estão previstas a confecção e distribuição de fitas amarelas em alusão ao mês de prevenção ao suicídio, uma audiência pública na Assembleia Legislativa no dia 25, e a Caminhada pela Vida, no dia 30, na praça Germano Sampaio, a partir das 17 horas.