A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) está participando da elaboração do regimento da 3ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial que acontecerá em Brasília, no período de 5 a 7 de setembro.
Neste momento está sendo realizada a primeira etapa, que são as conferências municipais, além de vídeo conferência estadual, a qual tem a finalidade de reunir todas as unidades da Federação com o intuito de verificar o andamento e as dificuldades enfrentadas no decorrer das atividades.
Segundo a representante da Ordem, Lourdes Icassatti, a Seccional de Roraima está na subcomissão de metodologia que tem como finalidade definir o formato metodológico, a coordenação, o registro, a sistematização e a relatoria da etapa estadual, assim como o processo de eleição dos delegados para etapa nacional.
Conforme explicou, serão escolhidos 18 delegados para representar Roraima na conferência nacional. “Esse é um momento importante e a OAB, que sempre levantou bandeiras de luta, não poderia deixar de participar um momento histórico como esse, em que está sendo construído um modelo democrático e igualitário de desenvolvimento de um processo permanente de consolidação e garantia de direitos, de igualdade racial e de gêneros com dimensões preponderantes”, disse Lourdes.
Segundo o presidente da Ordem, Jorge Fraxe, nesta concepção o enfrentamento ao racismo é parte crucial do processo de democratização do Estado de Direito. “
Só assim, poderemos assegurar o acesso à Justiça e a redução das desigualdades entre as pessoas”, afirmou.
Fonte: Ascom/OAB