OAB participa do encerramento da Campanha Setembro Amarelo de Roraima

OAB participa do encerramento da Campanha Setembro Amarelo de Roraima

Uma solenidade, realizada na manhã de hoje na Assembleia Legislativa de Roraima, finalizou as atividades da Campanha Setembro Amarelo, que visa o combate e a prevenção ao suicídio. Durante todo este mês, 15 instituições públicas e privadas se mobilizaram para realizar ações em escolas e praças públicas debatendo o assunto, que é considerado um problema de saúde pública no Brasil.

No encerramento, as instituições assinaram a Carta de Roraima em Defesa da Vida, que propõe a realização contínua de ações o ano inteiro como forma de prevenir o suicídio, dando assim, continuidade às atividades realizadas durante o Setembro Amarelo.

A carta foi assinada pelas instituições que participaram do evento, dentre elas a OAB Roraima, que se comprometeram em colaborar com a prevenção ao suicídio. Entre os 15 pontos de ações enumerados na Carta estão: criação de grupo de trabalho para elaboração do Plano Estadual de Prevenção ao Suicídio; criação e implementação de um protocolo para atendimento da pessoa que passa pelo dilema do suicídio e a realização de uma pesquisa/estudo epidemiológico sobre as causas do suicídio em Roraima.

O estado de Roraima é o segundo no ranking nacional em casos de suicídios. E diante dessa estatística, outra ação proposta como resultado do Setembro Amarelo é a criação da comissão das instituições religiosas ligadas à Omer (Ordem dos Ministros Evangélicos de Roraima) e Omebe (Ordem dos Ministros Evangélicos do Brasil e do Exterior).

Ainda propõe a implantação do Programa de Assistência Psicológica à Criança e Adolescentes nas escolas do estado de Roraima e a adoção de protocolos apropriados para a informação pública de eventos ligados ao comportamento suicida, auxiliando e incentivando a mídia a seguir práticas responsáveis no relato de casos de suicídio.

O documento elaborado durante o Fórum será encaminhado para os órgãos governamentais e não governamentais que contribuíram ou poderão contribuir com esse trabalho preventivo.

Na programação, aconteceu ainda a entrega da premiação das escolas e dos alunos vencedores do 1º Concurso de Redação com o tema ‘A vida pede socorro: Viver é melhor. Conectar, comunicar e cuidar’.

A campanha atingiu o objetivo esperado, que era mobilizar estudantes e professores da rede de ensino estadual, do Ensino Médio e da EJA (Educação de Jovens e Adultos), para levar informação sobre como contribuir para a prevenção do suicídio, por meio de palestras e material educativo. Foram premiados os alunos das escolas estaduais Euclides da Cunha, Maria das Dores Brasil, Gonçalves Dias e Vanda da Silva Pinto.

Com informações da SupCom/ALE

Precisa de ajuda? Fale Conosco