Em Ato de Desagravo, OAB-RR reafirma compromisso com a defesa das prerrogativas da advocacia

Compartilhe:

Em Sessão Ordinária do Conselho Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Roraima (OAB-RR), realizada no final da tarde desta sexta-feira, 22/08, no auditório Hesmone Saraiva Grangeiro, na sede da Seccional, foi realizado um Ato de Desagravo em favor dos advogados Aldêmio Ribeiro do Nascimento e Audinécio Estacio da Luz Junior, que foram presos e sofreram agressões no exercício da profissão, por parte de policiais militares, em fato ocorrido no dia 22 de agosto de 2024, durante ocorrência policial em Boa Vista-RR.

O Ato de Desagravo, que é amparado pelo artigo 133 da Constituição Federal, e também se fundamenta no artigo 18 do Regulamento Geral da OAB, contou com a presença do Procurador Nacional de Prerrogativas do Conselho Federal da OAB (CFOAB), Dr. Alex Sarkis, que acompanha o caso desde o início veio acompanhar o desfecho.

Também estiveram presentes a vice-presidente da OAB-RR, Dra. Natália Leitão, o Procurador Estadual de Prerrogativas da OAB-RR, Dr. Francisco das Chagas Batista; os Procuradores de Prerrogativas Dr. Carlos Vila Real e Dra. Cristiane Rodrigues de Sá; o presidente da Comissão de Defesa das Prerrogativas da OAB-RR, Dr. Vinícius Guareschi e membros da Comissão; os Conselheiros Federais Dr. Francisco Guimarães, Thiago de Melo, Cintia Schulze; conselheiros seccionais; o secretário-geral, Dr. Claudio Belmino; a tesoureira da OAB, Dra. Algarina Sousa; a diretora de Apoio à Advocacia Iniciante, Dra. Natasha Cauper e a presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Roraima, Dra. Sandra Raiol; a diversos advogados e advogadas.

Após a abertura da Sessão, foi feita a leitura da Nota de Desagravo Público pelo Dr. Vinícius Guareschi.

Falando em nome dos dois desagravados, o Dr. Audinécio Estacio afirmou que o que aconteceu com ele e com o Dr. Aldêmio não foi apenas um problema pessoal, mas uma agressão a toda a advocacia brasileira.

“Hoje não estamos aqui para lamentar, estamos aqui para resisti. A minha voz não é apenas a minha voz, é a voz de toda a advocacia brasileira que foi brutalmente calada e agredida. O que ocorreu não foi um ataque pessoal, mas um ataque à constituição. A farda, que deveria ser um símbolo de proteção e respeito à lei, tornou-se, naquele momento, um instrumento de violência. Mas, que fique claro, a força bruta pode até calar um indivíduo, mas jamais calará a advocacia”, pontuou o advogado.

O Dr. Alex Sarkis afirmou que o Conselho Federal em consórcio com a Seccional de Roraima, buscará todos os meios jurídicos para que os policiais envolvidos no caso sejam penalizados civil e criminalmente.

“Os senhores não estão sozinhos. Nós precisamos tratar as coisas como elas efetivamente são e e dar aos fatos a relevância que eles realmente têm. Nós não vamos descansar enquanto esses policiais não forem exonerados na Polícia Militar pela prática de tortura. Essa é a nossa obrigação. A obrigação de luta, de luta conjunta, estaremos de mãos dadas”, garantiu o representante do CFOAB.

O presidente da OAB-RR, Ednaldo Vidal, disse que o Ato representa a reafirmação de que a advocacia é pilar essencial da democracia e não tolerará abusos contra suas prerrogativas.

“Quando um advogado é agredido por exercer sua função, não é apenas um indivíduo que sofre, é a própria democracia que é ferida. Este Ato não é apenas para reparar moralmente nossos colegas, mas para proclamar, em alto e bom som, que a advocacia não se intimida”, afirmou o presidente Ednaldo..

Ednaldo Vidal completou que o Ato é um grito de resistência e a reafirmação de que a advocacia roraimense estará sempre de pé, firme na defesa das prerrogativas e intransigente na defesa do estado democrático de direito.

“Presto aqui minha solidariedade plena e irrestrita ao dr. Aldemio e ao dr. Audinécio. Este ato não é apenas de desagravo, é também de compromisso de que jamais deixaremos de lutar contra o abuso, contra o arbítrio e contra toda forma de intimidação que se queira impor à advocacia”, concluiu o presidente Ednaldo.

Entenda o caso

No dia 22 de agosto de 2024, em Boa Vista, os advogados Dr. Aldemio Ribeiro do Nascimento e o Dr. Audinécio Estácio da Luz Júnior foram brutalmente impedidos de exercer o sagrado dever de defesa. Ambos estavam em diligência, acompanhando seu cliente, quando se tornaram vítimas de agressões, imobilizações violentas, uso de algemas e até de arma elétrica. Foram tratados como criminosos, quando na verdade exerciam nada mais do que a sua função constitucional.

O Dr. Aldemio, após acordo autorizado com a oficial de dia, buscava a entrega voluntária de uma arma de fogo. Ainda assim, foi subjugado de forma covarde e lançado em compartimento fechado de viatura.

O Dr. Audinécio, por sua vez, foi agredido simplesmente por registrar, com seu celular, as condições degradantes em que se encontrava seu cliente. Teve sua camisa rasgada, sofreu lesões físicas e foi igualmente conduzido à força.

E o que é ainda mais grave: mesmo após reiterados pedidos da Comissão de Prerrogativas da OAB-RR, os dois advogados permaneceram por horas no camburão, privados de dignidade e de respeito.

Posteriormente, processos criminais foram instaurados contra os advogados, mas logo arquivados pelo Poder Judiciário a requerimento do Ministério Público, que reconheceu a total ausência de provas. Ficou demonstrado, de forma inequívoca, que não havia crime, mas sim uma flagrante violação às prerrogativas profissionais.

Confira as fotos no evento neste link.

OUTRAS NOTÍCIAS

OAB-RR define atrações e inicia venda de mesas do tradicional Baile do Rubi

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Roraima (OAB-RR), já definiu as atrações para o tradicional Baile do Rubi, q...

OAB-RR encampa iniciativa do CFOAB conta a PEC do Calote dos Precatórios

O presidente da OAB-RR, Ednaldo Vidal, afirmou nesta quarta-feira, 03/09, que a Seccional de Roraima está encampando int...

Presidente Ednaldo Vidal e conselheiros federais participam da Sessão Ordinária do Conselho Pleno, em Brasília-DF

O presidente da OAB-RR, Ednaldo Vidal, e os conselheiros federais Dr. Francisco Guimarães, Dr. Thiago de Melo, e Dra. Cr...

Comissão da Mulher Advogada da OAB-RR realiza ciclo de palestras do Agosto Lilás

A Comissão da Mulher Advogada da OAB-RR promoveu no final da tarde desta quarta-feira, 20/08, no Pleno da Seccional, um ...

OAB-RR fará Ato de Desagravo em favor de advogados agredidos por policiais militares

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Roraima (OAB-RR) fará, nesta sexta-feira, 22/08, às 17h, em Sessão Ord...
Acompanhe