Fundada 18 de novembro de 1930, por meio do Decreto 19.408, a Ordem dos Advogados do Brasil completa nesta terça-feira, 95 anos. Neste quase um século de história, a OAB se firmou como referência institucional no país, com atuação decisiva na vida jurídica e cívica da sociedade brasileira, tendo um papel fundamental na construção da democracia, na defesa do Estado de Direito e na valorização da advocacia.
Na solenidade de comemoração, ocorrida em Brasília nesta terça-feira, 18/11, o presidente da OAB-RR, Ednaldo Vidal, e os Conselheiros Federais Dr. Francisco Guimarães, Dr. Thiago de Melo, Dra. Cristiane Rodrigues de Sá e Dra. Betânia Almeida, foram agraciados com a medalha comemorativa dos 95 anos do CFOAB.
Para o presidente da OAB-RR, Ednaldo Vidal, esse é um marco histórico na consolidação da democracia brasileira.
“A OAB participou dos principais momentos decisivos da história do nosso país. Desde a resistência no período mais triste da nossa trajetória política que foi a Ditadura, do movimento Diretas Já, até a construção da nossa Carta Magna de 1988, onde teve um papel crucial na consolidação das leis que hoje regem nossa nação”, pontuou o presidente.
Ednaldo Vidal, que está em Brasília participando dos eventos de comemoração, também destaca as lutas da OAB em defesa da advocacia.
“O nosso Conselho Nacional sempre foi um defensor intransigente das prerrogativas da Advocacia, buscando todos os meios legais para resguardar os direitos da classe dentro do sistema de Justiça. Ao mesmo tempo vem galgando conquistas como a equidade de gênero nas eleições das Seccionais, garantindo a participação efetiva das mulheres advogadas na gestão”, afirmou.
O presidente do Conselho Federal da OAB, Beto Simonetti, afirma que, ao lado de outras instituições democráticas, a Ordem contribuiu para pavimentar o caminho da democracia brasileira, reafirmando sua missão de ser guardiã da Constituição, da Justiça e da cidadania.
“A história da redemocratização do Brasil não pode ser contada sem a presença firme e corajosa da OAB. Em momentos sombrios, a Ordem foi voz ativa na defesa das liberdades e dos direitos fundamentais”, reiterou Simonetti.
Ele pontua ainda que a entidade segue honrando, com independência e responsabilidade institucional, o legado de resistência e compromisso com o Estado Democrático de Direito.
“Celebrar os 95 anos da OAB é reconhecer uma trajetória marcada por presença ativa nos momentos decisivos da vida nacional. A entidade foi construída com base na independência, no compromisso com a democracia e na defesa permanente da cidadania e da Justiça — princípios que seguem orientando nossa atuação”, destacou o presidente do Conselho Federal da OAB, Beto Simonetti.
Por fim, o presidente Ednaldo Vidal aponta o apoio do Conselho Federal nas demandas da Seccional de Roraima.
“Somos a menor Seccional do país e ainda necessitamos do subsídio do CFOAB para nossa manutenção. E quero aproveitar para agradecer ao nosso presidente Beto Simonetti, que como amazônida que é, conhece nossa realidade e nunca mediu esforços para nos ajudar”, concluiu Ednaldo Vidal.